Saúde Ocular

O uso de lentes de contacto implica alguns cuidados importantes, nomeadamente ao nível da higiene, de modo a preservar a saúde dos seus olhos. É também importante substituir as lentes de contacto com a frequência recomendada pelo seu médico oftalmologista ou sempre que se apresentarem danificadas, caso contrário, colocará os seus olhos em risco de infeções ou lesões mais sérias.

Conselhos para uma utilização segura das lentes de contacto:

Antes de colocar as lentes de contacto

  • Lave as mãos com água e sabão, certifique-se de que não restam vestígios de perfumes, óleos ou cremes. Se estes produtos entrarem em contacto com as suas lentes, podem provocar irritação nos olhos e visão desfocada.
  • Se usa maquilhagem nos olhos, aplique-a depois de colocar as lentes. Retire sempre as lentes de contacto antes de remover a maquilhagem.
  • Mantenha as unhas curtas e sem arestas para evitar danificar as lentes e/ou arranhar o olho.
  • Nunca use lentes de contacto de outra pessoa, especialmente se estas já tiverem sido utilizadas. Corre o risco de infeções ou outros problemas.
  • Nunca humedeça as lentes de contacto na boca. A saliva não é uma solução estéril.
  • Limpe a caixa das lentes sempre que as utilizar, recorrendo a uma solução estéril ou água quente. Depois, deixe-a secar ao ar. Substitua a caixa a cada três meses ou sempre que esta apresentar danos.
  • Se as guardar durante muito tempo, leia as instruções das lentes de contacto ou da solução para verificar como as deve desinfetar antes da utilização.
  • Para evitar colocar as lentes de contacto ao contrário, algo que provocará desconforto, coloque-as na ponta do dedo e olhe para elas de lado: se parecer que estas se expandem nas pontas, estão ao contrário. Se parecem a letra “u”, estão bem.

Enquanto estiver a usar as lentes de contacto, devo ter em atenção as seguintes recomendações:

  • Nunca utilize as lentes de contacto por um tempo superior ao recomendado pelo seu médico oftalmologista.
  • Utilize apenas gotas ou outros produtos oculares prescritos pelo seu médico oftalmologista. Alguns produtos/gotas de venda livre não são compatíveis com o uso de lentes de contacto.
  • Não durma com as lentes de contacto colocadas, a não ser que sejam próprias para esse fim. Ao fazê-lo, ainda que apenas por uma noite, a probabilidade de causar infeções oculares graves é maior. Quando estamos de olhos fechados, as lágrimas não fornecem aos olhos a quantidade necessária de oxigénio, fazendo com que as lentes fiquem secas e se colem aos olhos. Se, sem querer, adormecer com as lentes colocadas, hidrate os olhos com gotas e espere alguns minutos antes de as remover.
  • Retire as lentes de contacto antes de tomar banho, nadar ou qualquer atividade em que possa entrar água nos seus olhos.
  • Utilize óculos de sol com proteção total contra os raios ultravioleta ou um chapéu com pala/abas enquanto estiver ao sol. As lentes de contacto podem deixar os olhos mais sensíveis à luz.
  • Respeite a regra 20-20-20 – Quando usamos o computador, tendemos a pestanejar menos vezes, o que provoca secura dos olhos. Seguir esta recomendação – a cada 20 minutos olhe para um objeto a 20 pés (6,1 metros) durante 20 segundos – é uma boa solução para proteger os seus olhos.
  • Guarde as suas lentes de contacto numa solução própria para o tipo de lente. Nunca lave ou guarde as lentes em água nem utilize uma solução salina caseira. Não as desinfete com soro fisiológico, pois este não tem essa função.
  • Não aproveite solução “usada”, substitua-a em cada utilização das lentes de contacto.
  • Limpe com regularidade o estojo das lentes e armazene as lentes de contacto, seguindo os conselhos de utilização do seu médico oftalmologista e da embalagem da solução salina.
  • Mantenha a caixa das lentes de contacto limpa e substitua-a pelo menos de três em três meses ou sempre que verificar que está danificada.

É importante que realize uma consulta de rotina com o seu médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano, de modo a saber se as lentes de contacto que está a utilizar são as mais indicadas para as suas necessidades e confirmar se os seus olhos estão de boa saúde.
Deve também interromper o uso das lentes de contacto e procurar um especialista caso verifique:

Sensibilidade à luz
Visão desfocada
Presença de pus
Olhos vermelhos
Dor ocular
Lacrimejar frequente

Milhões de pessoas usam lentes de contacto com segurança todos os dias. Com os cuidados e manuseamento corretos das suas lentes, conseguirá usá-las sem dificuldades. Mas as lentes de contacto são dispositivos médicos e só podem ser prescritas e dispensadas por um profissional da visão autorizado. Nunca use lentes de contacto de qualquer tipo sem falar primeiro com o seu profissional da visão e obter uma receita.

Siga sempre os conselhos que o seu profissional da visão lhe dá quanto ao programa de uso das suas lentes de contacto. Nunca tente usar as suas lentes de contacto durante mais tempo do que o prescrito. Prejudicará a saúde dos seus olhos e o desempenho das lentes.
contacto.

Não. Mesmo a piscina mais limpa pode conter germes e isso duplica no caso de banhos quentes, lagos, rios ou o mar. Mesmo a água da torneira pode conter micróbios. Os germes e as lentes de contacto são uma má combinação que pode resultar em infeções, irritação e mesmo úlceras nos olhos.

Não. Existem diversos perigos de contaminação das suas lentes, ao utilizar outras soluções que não seja a solução própria para lentes de contacto.

O soro não remove proteínas, gorduras ou quaisquer impurezas presentes nas lentes, não elimina fungos e bactérias que podem causar graves infeções nos olhos.
As lesões na córnea causadas por lentes de contacto contaminadas é um dos principais motivos do transplante da córnea. A recomendação mundial para evitar problemas é limpar e conservar as lentes de contacto com soluções de manutenção.
Isso sucede porque o líquido não possui agentes desinfetantes ou lubrificantes necessários para a conservação da lente.
É conveniente usar produtos específicos para a limpeza e hidratação das lentes.

Não. A estrutura do olho faz com que tal seja impossível. Poderá suceder,  ter dificuldade em encontrar a lente se esta se deslocar para baixo da pálpebra superior, mas normalmente basta um espelho bem iluminado, pestanejar com frequência e um pouco de paciência para a retirar cuidadosamente.

Limpe e desinfete sempre muito bem a lente de contacto com solução para lentes de contacto caso a lente tenha caído no chão ou na sua roupa. Ao retirar as lentes, fique perto de um lavatório ou de uma mesa para poder encontrar facilmente a lente se a deixar cair. Lembre-se de fechar primeiro o ralo do lavatório. Colocar uma toalha de cor escura no lavatório antes de começar, pode ajudá-lo a encontrar uma lente caída.

Coloque a lente no seu dedo indicador. Olhe para ela. Está côncava e curvada para cima, como uma taça? Se estiver, perfeito! Se estiver alargada (convexa) e os bordos dobrados para fora na direção do seu dedo, a lente está do avesso.

Às vezes isto pode ser um sinal de que algo está errado, mas também pode ser apenas qualquer coisa retida na lente. Retire a lente, limpe-a e desinfete-a muito bem. Se continuar a sentir desconforto depois de voltar a colocar a lente, retire-a e inspecione-a cuidadosamente. Pode haver um rasgão ou alguma coisa retida mesmo após a limpeza. Se assim for, deite fora essa lente e experimente uma nova. Se sentir desconforto nos olhos mesmo depois de ter seguido estes passos ou quando não está a usar lentes de contacto, pare de usar as lentes e consulte imediatamente o seu profissional da visão.

Sim. As lentes de contacto estão disponíveis em graduações chamadas “multifocais”. Ajudam as pessoas que necessitam de correção da visão para distâncias ao perto e ao longe.

Sim, só tem de ter alguns cuidados. Coloque as lentes de contacto primeiro para que os óleos ou resíduos da sua maquilhagem não sejam transferidos para as lentes a partir dos dedos. E lembre-se — lave sempre as mãos primeiro!

Nem todas as lentes de contacto são aprovadas para uso prolongado ou noturno. Consulte o seu profissional da visão para esclarecer o programa de uso que lhe foi receitado.

Só gotas hidratantes simples. Não utilize colírios contra a vermelhidão vendidos sem receita médica enquanto estiver a usar lentes de contacto. Procure gotas que indiquem que são especificamente para utilizadores de lentes de contacto ou peça ao seu profissional da visão para as recomendar.

Procure uma solução para lentes de contacto que diga “única” no rótulo. Estes tipos de soluções limpam e desinfetam as lentes.

Todos necessitamos de fazer avaliações oculares com regularidade. Os adultos, sem fatores de risco ou antecedentes familiares de problemas oculares, devem fazer uma revisão de dois em dois anos e, depois dos 60, uma vez ao ano. As crianças devem realizar um exame aos 6 meses, aos 3 anos, antes de iniciar a escola primária, e depois anualmente. A visão está fortemente relacionada com o processo de aprendizagem, daí a importância destas avaliações em crianças.

Há cada vez mais possibilidades de escolher lentes de contacto que se adequam ao seu estilo de vida. Incluem-se aqui as lentes de contacto de uso prolongado, que podem permanecer nos olhos durante mais tempo, mesmo enquanto dorme.
As lentes de contacto de uso prolongado são, geralmente, lentes de contacto que podem ser usadas continuamente até seis noites e sete dias. Com a chegada das lentes de silicone-hidrogel, que possibilitam a passagem de oxigénio através da lente para os olhos, existem agora também lentes de contacto de uso contínuo que podem ser usadas até 30 dias seguidos.
A principal característica de uma lente de contacto de uso prolongado é a sua permeabilidade ao oxigénio. Enquanto dorme, a única forma da córnea obter o oxigénio de que necessita para se manter saudável é através dos vasos sanguíneos existentes nas pálpebras.

Embora os novos materiais de lentes, em particular o silicone-hidrogel, permitam a passagem de uma quantidade maior de oxigénio, todas as lentes bloqueiam um certo fluxo.
As lentes de contacto de uso prolongado são indicadas para:
Pessoas com estilos de vida imprevisíveis ou altamente activos: os entusiastas da vida ao ar livre, que nem sempre conseguem limpar ou manusear devidamente as suas lentes, beneficiam das lentes de contacto de uso prolongado que podem permanecer nos olhos durante longos períodos. Isto também se aplica aos trabalhadores dos serviços de emergência e ou a quem trabalha por turnos.

  • Pessoas com anomalias da visão binocular: alguns problemas com a visão binocular, incluindo a ambliopia, são mais facilmente resolvidos com correcção contínua da visão.
  • Pessoas com visão especialmente má: alguns utilizadores com erros refrativos elevados (miopia ou hipermetropia ou astigmatismo) consideram extremamente útil serem capazes de ver sempre nitidamente, sobretudo quando acordam de forma inesperada à noite.

O maior risco das lentes de contacto de uso prolongado são as infeções, que podem conduzir a cegueira. Outros riscos incluem a neovascularização da córnea (em que os vasos sanguíneos do olho crescem na direção da íris, numa tentativa de colmatar uma necessidade desesperada de oxigénio), inflamação e irritação.

Eis algumas formas de reduzir esses riscos:

  • Quando possível, retire as lentes de contacto de uso prolongado antes de dormir.
  • Retire as lentes de contacto antes de nadar ou limpe-as depois de nadar.
  • Evite manusear as lentes sem lavar as mãos.
  • Evite o fumo e outras más condições do ar.
  • Não use lentes de contacto expiradas.
  • Siga todas as instruções do seu profissional da saúde visual e do fabricante das lentes de contacto.

O tempo durante o qual pode deixar as lentes de contacto nos olhos depende de duas coisas: o tipo de lente e a avaliação do seu profissional da visão quanto à tolerância dos seus olhos para uso noturno.
É absolutamente essencial considerar os prós e os contras das lentes de contacto de uso prolongado com o seu profissional da visão, que também se manterá atento durante o período de adaptação para ter a certeza de que as lentes são apropriadas para si.
Se, em qualquer altura, os seus olhos ficarem irritados, vermelhos ou notar que não vê bem, retire as lentes de contacto. Por último, partilhe sempre com o seu profissional da saúde visual alterações ou problemas que surjam, especialmente ao usar novas lentes de contacto.